5 razões para investir em um bom Projeto Elétrico em seu novo empreendimento.
- Agnello Engenharia
- 19 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Todos nós sabemos que um bom projeto é muito importante para o desenvolvimento de uma obra, seja ela residencial, comercial ou industrial, mas qual é a função e como o projeto elétrico pode influenciar diretamente nos resultados do meu empreendimento?
Pensando nisso, elencamos abaixo 5 das principais razões para você investir em um bom projeto elétrico em seu próximo empreendimento:
1 - Um bom projeto é chave para uma execução eficiente e econômica
O projeto de instalações elétricas faz parte dos projetos chamados complementares e é responsável por dimensionar corretamente os cabos, disjuntores, transformadores, dispositivos de proteção, aterramento, divisão dos circuitos de forma equilibrada, separar circuitos exclusivos para aparelhos específicos e listar os materiais necessários.
Além disso, quando bem projetado e envolvido já nas fases iniciais de planejamento e desenvolvimento do produto, proporciona economia no custo global de materiais e execução, devido a sua otimização às necessidades específicas do empreendimento; Otimiza a utilização de espaços físicos utilizados para áreas técnicas, muitas vezes reduzindo significamente o espaço necessário; Torna a obra mais limpas, adotando novas tecnologias; Facilita a compreensão da equipe de execução e manutenção futura, através de um projeto claro e detalhado, impactando diretamente no tempo; Evita danos na rede ou incêndios decorrentes de acidentes elétricos; Favorece o setor de suprimentos, com informações mais precisas sobre materiais; Economiza nas faturas de energia elétrica; É compatibilizado com os demais projetos; Entre outras vantagens.
2 - Um bom projeto elétrico atende as Normas e Diretrizes vigentes
Um projeto adequado de instalações elétricas deve atender a NBR 15575 - Norma de Desempenho, NBRs específicas para projetos elétricos, diretrizes das concessionárias de energia locais e NRs.
3 - Um bom projeto elétrico leva em consideração a sustentabilidade e novas tecnologias
Outro aspecto importante a observar em um bom projeto elétrico, é a proposição e a inserção de tecnologias que respeitam o meio ambiente e tornam a obra e a comunidade mais sustentáveis, como adoção de painéis fotovoltaicos e infraestrutura para carros elétricos, por exemplo, que além de ajudar no meio ambiente, agrega mais valor ao empreendimento.
4 - Segurança na obra e para os usuários
Dentro do projeto são especificados uma série de sistemas e dispositivos que garantem a proteção dos trabalhadores, usuários e também aos equipamentos elétricos e eletrônicos do empreendimento, sem que ocorra algum problema com a rede elétrica, além de estarem em conformidade com a Normas Regulamentadoras do ministério do trabalho.
5 - Um bom projeto elétrico elimina uma série de problemas:
Um projeto mal dimensionado ou a ausência dele, pode ocasionar problemas como:
Atrasos ou dificuldades na aprovação junto a concessionária de energia;
Sobrecargas nas tomadas e sistemas;
Aquecimento dos condutores sujeitos à incêndio;
Picos de energia e sobrecorrente por desequilíbrio entre fases;
Danos nas tubulações ao realizar uma obra;
Alto custo para construir e/ou reformar um imóvel;
Desperdício de materiais devido à super dimensionamentos;
Deficiência no sistema de aterramento e proteções;
Patologias e manutenções futuras;
Alto valor nas contas de luz e água.
Na Agnello Engenharia temos uma equipe experiente e pronta para te ajudar a identificar as melhores soluções para seu projeto. Precisa de ajuda nas definições do seu próximo empreendimento? Podemos te ajudar com uma análise gratuita! Vamos juntos nessa?
Comments